quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Fitness gay


FITNESS GAY



Quando a gente entra numa academia para fazer musculação é comum achar que vai fazer os mesmos exercícios que os demais frequentadores fazem mas não é bem assim porque se é convidado, melhor dizer, obrigado, a fazer uma avaliação física para caracterizar, particularizar, aqueles exercícios que são apropriados ao seu biotipo.
Biotipo?
Antes de responder o que é biotipo vale esclarecer que o correto em vários dicionários da língua portuguesa é falar biÓtipo mas o uso corrente acabou por consagrar a pronúncia como biotipo, palavra com um reforço sonoro no "TI", escrevendo-se, contudo, sem nenhum acento.



Gym #1
No. 1



Gym #2
No. 2



Gym #3
No. 3



Gym #4
No. 4



Gym #5
No. 5



video
Vídeo 1 - 5 min 31 s - 16,3 Mb



Desde a antiguidade, estou falando do tempo em que vivia Hipócrates, sabe aquele grego que viveu uns 400 anos antes do nascimento de Jesus e que é chamado o Pai da Medicina, havia o interesse em classificar os indivíduos em tipos conforme suas características morfológicas corporais.
Na primeira metade do século XX surgiu uma nova ciência − a biotipologia − e a partir de então sabe-se que o homem deve fazer o seu treino de musculação levando-se em conta o seu biotipo.
Os principais biotipos são Ectomorfo, Mesomorfo e endomorfo, podendo haver ainda uma tipologia que mescle algumas destas, por exemplo, eu sou Ecto-Endomorfo.



Gym #6
No. 6



Gym #7
No. 7



Gym #8
No. 8



Gym #9
No. 9



Gym #10
No. 10



video
Vídeo 2 - 3 min 28 s - 11,2 Mb



Sabendo-se em que tipo você se encaixa fica mais fácil de ser estipulado que exercícios são indicados para você, e quais os que não são, como também saber se é recomendável incluir na sua ficha de musculação alguns exercícios aeróbicos (caminhada, esteira elétrica, bicicleta etc).
Importante deixar claro que não existe um biotipo melhor, por exemplo, o Ectomorfo é melhor do que o Mesomorfo, não tem melhor e como eu disse eu sou Ecto-Endomorfo, um biotipo puro é até raro de se achar, ainda mais no Brasil onde há forte miscigenação de raças.
Para cada biotipo definiu-se haver uma certa estrutura músculo-esquelética e cada biotipo tem sua facilidade ou não de acumular gordura.
Por exemplo um Ectomorfo acentuado seria um cara alto e magrelo e um Endomorfo acentuado seria um cara obeso.
Mesmorfo seria aquele cara no meio destes 2 tipos e ele jamais vai ser um cara magricela e jamais vai ser um cara obeso.



Gym #11
No. 11



Gym #12
No. 12



Gym #13
No. 13



Gym #14
No. 14



Gym #15
No. 15



video
Vídeo 3 - 10 min 24 s - 31,6 Mb



Não é assunto do blog destrinchar a explicação sobre biotipos, você ou consulta o Google ou vai a profissional que entenda de medicina esportiva e ele vai fazer uma "análise e orientação antes do início da atividade física; avaliação física completa e o diagnóstico do tipo ideal de esporte, para cada pessoa de acordo com o seu biótipo; recomendações sobre hábitos de vida e alimentação saudável; pesquisa e controle de novos métodos de treinamento esportivo".
Você vai tirar vantagem com essa informação do seu biotipo uma vez que você só vai fazer na musculação, ou no exercício aeróbico, o que for bom para a sua saúde.
Então de modo algum você estará fazendo musculação, copiando e repetindo, o que o cara do lado está fazendo.
Se o cara do lado está fazendo um supino vertical carregado de pesos, bom pra ele, mas saiba que talvez no seu caso você simplesmente não tem que fazer, pelo menos não com a quantidade de carga que o cara põe, se o seu biotipo disser que você não precisa.



Gym #16
No. 16



Gym #17
No. 17



Gym #18
No. 18



Gym #19
No. 19



Gym #20
No. 20



video
Vídeo 4 - 2 min 1 s - 5,73 Mb



Para saber, "an passant", qual o biótipo de uma pessoa basta olhar para ela: os gordinhos são considerados endomorfos, os com corpo na média são mesomorfos e os magrinhos os ectomorfos.
Pode ser feito uma avaliação pelo pulso e descobrir que biotipo se pertence, basta estender seu braço esquerdo e com o dedo indicador e polegar da outra mão fazer um "abraço" com estes dedos ao redor do punho esquerdo.
Tentando fechar os dedos ao redor do punho, sem forçar, fazer com naturalidade, se os dedos se sobreporem um ao outro sua característica morfológica (biotipo) é Ectomorfo.
Se os dedos apenas se tocarem, a ponta do dedo indicador encostar na ponta do dedo polegar, você é Mesomorfo.
Já se não conseguir juntar um dedo ao outro, mesmo forçando, você é um Endomorfo.



Gym #21
No. 21



Gym #22
No. 22



Gym #23
No. 23



Gym #24
No. 24



Gym #25
No. 25



video
Vídeo 5 - 13 min 36 s - 43,8 Mb



Ectomorfo tem como marca ser alto e magro e baixa concentração de gordura corporal, tipo aquele tipo de homem que se fosse seu namorado mataria os amigos (e inimigos) de inveja, quem não vive lutando contra a balança?
O ectomorfo dificilmente engorda, sabe aquele cara que come de tudo e não engorda?
Mas também não ganha músculo ou então apresenta dificuldade em ganhar músculos, precisam treinar muito pesado nas aulas de musculação para ganhar massa muscular e devem, no máximo, fazer só 30 minutos de atividade aeróbica diária, que já é o suficiente para fortalecer o sistema cardiorrespiratório e não perder massa muscular.
Endomorfo é o homem com (generalizando) pernas e braços curtos, quadris largos e coxas volumosas e que engordam com facilidade.
Recomenda-se a homem desse biotipo fazer bastante exercícios aeróbicos (spinning é uma dica)e procurar fazer exercícios com carga reduzida.
O homem mesomorfo já tem alguns músculos definidos (dá pra ver alguns só de olhar) e tem grande facilidade de aumentá-los e devem mesclar musculação com atividade aeróbica para manter um bom condicionamento físico.
O mesomorfo, para definição muscular, deve fazer menos repetições com carga elevada.


Eu sou leigo, estou repassando o que sei, se você fizer algum comentário esclarecedor, eu te agradeço desde já, bem como um comentário seu sobre a sua experiência de musculação é muito bem-vindo!



Beata24 at Gym
Danilo: não sou de postar foto ou vídeo meu, mas faço uma exceção por você estar acompanhando o blog. Desculpe colocar texto mas é para desestimular cara imprestável fazer merda com minha imagem. Meu blog é safado, eu não sou! Abraço!


Um comentário:

  1. Eim, e vc ?! Nao vai postar nenhuma foto sua? Acompanho seu blog amt tempo e nunca vi fts suas! Bjs Danilo

    ResponderExcluir