O que você achou desta postagem?

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Uso do pau



Pau é um nome dado ao pênis sendo dentro todos os apelidos dados ao membro masculino o nome mais recorrente na linguagem popular do Brasil. Na língua portuguesa formal e padrão a palavra pau significa madeira, ou seja, o material de que é feito a árvore. Além destes significados há outros usos para pau. Talvez falantes de língua outra que não a portuguesa sintam dificuldades de entender essa postagem, peço desculpas.






PAU-DE-CABELEIRA: é alguém que acompanha um casal de namorados, nem sempre com a concordância deles. Por exemplo, um irmão acompanha a irmã quando ela sai para namorar no intuito de inibir os namorados de se aventurem em intimidades. A mãe de um dos namorados se mantém na sala na qual os namorados estão com o objetivo de ficar observando se nenhum deles passa dos limites. Nestes exemplos o irmão e a mãe são "pau-de-cabeleira".






PAU DE AMARRAR ÉGUA: significa pessoa sem moral. Exemplo: "O meu ex-namorado é um pau de amarrar égua, ele levou meu laptop e nunca devolveu." - PAU DE VIRAR TRIPA: pessoa muito magra e alta. Exemplo: "Estive no São Paulo Fashion Week e só vi top models pau de virar tripa." - DE PAU FEITO: estar pronto, estar preparado. Exemplo: "Como eu tenho sempre uma camisinha na carteira eu estou sempre de pau feito."






PAU CANTOU: briga, pancadaria. Exemplo: "Depois de fazer sexo o michê não recebeu dinheiro e então o pau cantou." - DAR NOS PAUS: escapar correndo. Exemplo: "Se a polícia te vir fazendo sexo na rua é melhor você dar nos paus." - ABRIR NOS PAUS: sair correndo, fugir. Exemplo: "Achei melhor eu abrir nos paus quando gritaram fogo." - A DAR COM O PAU: em grande quantidade. Exemplo: "No Rock 'n Rio havia gente a dar com o pau."






CHUTAR O PAU DA BARRACA: reagir com irritação, abandonar repentinamente. Exemplo: "Quando me disseram que eu fui traído eu procurei meu namorado e eu chutei o pau da barraca." - A MEIO PAU: triste, deprimido. Exemplo: "Com tanta festa pra ir e eu seu roupa, não é pra eu ficar a meu pau?" - BAIXAR O PAU: bater, castigar. Exemplo: "Essa situação de homofobia tem que acabar, eles não podem baixar o pau nos gays."




2 comentários: