quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Praia de Itaparica

PRAIA DE ITAPARICA

A Praia de Itaparica fica na cidade de Vila Velha, Estado do Espírito Santo. É uma das chamadas "Praia dos Mineiros", uma referência a inexistência de mar no Estado de Minas Gerais o que faz com que os nativos de Minas Gerais viagem, preferencialmente,  para as praias de Estados mais próximos.

Praia de Itaparica - vista geral

Minas Gerais só tem "Mar de Morros", em razão de situar-se numa das regiões brasileiras com maiores altitudes. Sua capital, Belo Horizonte, é onde eu moro. Eu tenho o hábito de ir frequentemente para as praias mais próximas do Oceano Atlântico, distantes daqui cerca de uns 600 quilômetros. Praia de Itaparica e as praias próximas são a minha primeira opção de escolha.


A minha segunda opção é a Praia do Forte em Cabo Frio, no Estado do Rio de Janeiro, e só é segunda opção porque fica mais longe, 582 quilômetros de Belo Horizonte (de automóvel). Nem tanto mais longe que a Praia de Itaparica, não é mesmo?


Em horas, uma viagem terrestre de Belo Horizonte a Vila Velha é o mesmo tempo gasto de Belo Horizonte a Cabo Frio, 7h 30min, isso mesmo, o tempo é igual. Você percebe que em termos de distância e tempo não há muita diferença em ir para a Praia de Itaparica e a Praia do Forte.
O que faz a diferença é o que se paga de pedágio nas rodovias. Entre Belo Horizonte e Vila Velha não há nenhum posto de pedágio, agora ir para Cabo Frio no total gasta-se bastante com tarifas de pedágio nos vários postos de pedágios.


Em contrapartida a estes gastos com os pedágios as estradas que levam a Cabo Frio são muito melhores, algumas são privatizadas, acho que é por isso que estão em melhores condições. Mas há um trecho depois de Rio Bonito, acho que não está privatizado, passando por uma área de preservação ambiental que, nesta ocasião, estava com a pista de rolamento muito danificada.


Nesta ocasião, mês de fevereiro, a estrada que vai para Vila Velha estava, em geral, boa para dirigir, só que a gente percebe que não é bem cuidada. Sabe aquelas placas de sinalização sujas ou tampadas pelo mato alto na margem da estrada? E na maior parte da estrada não tem sinal de celular.


Fui em Vila Velha pela primeira vez em 2010 e meu irmão nos hospedou, eu e meu companheiro. Nós dois passamos um bom tempo do dia nos quiosques próximos ao apartamento. Gostei que tinha banheiro no próprio quiosque, sabe, eu bebo cerveja o tempo todo e não gosto de ter que ir no mar fazer xixi (este recurso é mais comum do que se pensa!).


Ficamos observando o mar enquanto a gente bebia cerveja e por vezes andamos na areia. Percebe-se que, eventualmente, a faixa de areia tem uma acentuada inclinação, e dependendo do horário os altos prédios lançam sobra na areia.

Fonte: YOU TUBE - leanndro... - saiba mais em FOLHA VITÓRIA

Ao final do primeiro dia em Vila Velha eu queria ir na boite gay da cidade mas como íamos de ônibus na manhã seguinte para Guarapari, saímos do quiosque e fomos pro apartamento do meu irmão, acabamos indo dormir lá pelas 23 horas.


Adorei ver a orla pela janela, com a iluminação sobre a faixa da areia, fica muito bonito. E dormimos com o barulho das ondas batendo sobre a areia. Enquanto eu dormia havia pessoas curtindo a vida no calor daquela noite de verão, sentado na areia da Praia de Itaparica. E estas pessoas poderiam estavar fazendo coisas, o quê???

Avenida da Praia, trecho perto do Bob's e Jóquei Clube

Naquela tarde enquanto tomava minha cerveja no quiosque fui informado que à noite apareciam garotos de programas e gays, também usuários de drogas, prostitutas, enfim, a Praia de Itaparica não fica vazia à noite e de madrugada. Há câmeras de monitoramento vigiando tudo, mesmo assim tem um trecho da Avenida da Praia, próximo ao Bob's, que é chamado de "feira do cú".

5a. Parada do Orgulho Gay na Praia de Itaparica
20 de novembro de 2011 - Fonte: YOU TUBE - HélderSurdo

A feira do cú é frequentada por gays, ativos e passivos, afeminados e machões, tudo isso a uns poucos quarteirões de onde fiquei hospedado. Fiquei curioso para conhecer mas não fui até lá, nem de dia e nem de noite. Quem for de Vila Velha poderia fazer um comentário sobre o astral e as possibilidades atuais do lugar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário