O que você achou desta postagem?

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Patrasche - Um cachorro de Flanders



Em 1872 Marie Louise de la Ramée, quando morava nas proximidades de Florença, Itália, escreveu uma linda história sobre um menino e seu cachorro. Ela tinha naquele momento mais de 30 cachorros, acho que seu amor por cachorros motivou-a a escrever a novela. Eu assisti o filme feito em 1999 chamado A DOG OF FLANDERS, baseado na obra de Ouida (este é o pseudônimo de la Ramée).

Cartaz do filme

É um drama daqueles que fazem chorar. Qualquer filme sobre cachorro me comove muito, talvez porque eu tive 2 dálmatas em casa, o Thor viveu 16 anos e o filho dele, o Lion, 5 anos. O Lion morreu de Leishmaniose e o Thor de velhice. A história se passa em Antuérpia, Bélgica, provavelmente no começo do século XVIII. Faço essa estimativa porque enquanto estava vivo Rubens não tinha sido homenageado com uma estátua na praça.

Estátua em homenagem a PETER PAUL RUBENS

Pobre, mas feliz, Nello e seu avô moram sozinhos e vendem leite na cidade. Um dia eles acham à beira do caminho um cão que foi espancado e deixado para morrer. Dão a ao cachorro o nome de Patrasche, em homenagem à mãe falecida de Nello. Nello tem talento para o desenho e admira Rubens, o maior pintor holandês.

A Elevação da Cruz, pintada por Rubens em 1610, está exposta na
CATEDRAL DE NOSSA SENHORA, em Antuérpia, Bélgica

Tem muitas cenas que levam ao choro mas a que me fez desabar foi a cena onde Nello vê a pintura A ELEVAÇÃO DA CRUZ. A pintura, de 4 metros 62 cm por 3 metros 41 cm apareceu num contexto totalmente emocionante: Nello estava morrendo. Então as pessoas que Nello amava, todas mortas, apareceram para ele. Pensei que eu gostaria que Thor e Lion aparecessem para me receber quando eu estivesse morrendo, o que me fez chorar mais ainda.

Praça Gloenplaats ("Lugar Verde" em português), uma curiosidade:
antes de 1784 havia um cemitério no local

Na Bélgica não há muito frisson acerca de Nello e Patrasche. Acontece que trata-se de uma novela ficcional, logo não aconteceu na vida real em Antuérpia, pode ser que isso distancie emocionalmente os nativos. Alguns detalhes da novela (e do filme) nem mesmo são verdadeiros. Por exemplo, no século XVIII, época na qual eu acredito se desenrola os acontecimentos, a estátua de Rubens não existia na Groenplaats, só foi instalada em 1843!

Fonte da foto: THE DOG IN WORLD

No filme a gente fica atento em Nello, um humilde garoto órfão que resolve enfrentar as adversidades da vida, partindo em busca de seu sonho, o de tornar-se um grande pintor. No meu caso particular, eu prestei atenção em Nello não mais do que no Patrasche. Amo cães, e Patrasche é simplesmente um Bouvier Des Flanders adorável.

Fonte da foto: VETSTREET

Você pode ler o livro online, no idioma original, inglês, em PROJECT GUTENBERG - A DOG OF FLANDERS, observando-se que não aparecem as ilustrações que tem no livro impresso. Há o filme sob o nome em português YOU TUBE - EM BUSCA DE UM SONHO com duração de 1 h 41 min (699 Mb), foi este que eu vi no meu computador no domingo passado.

Na Gloenplaats, em frente à Catedral, há um banco
onde explica-se resumidamente a história
de Nello e Pastrache

O filme em idioma inglês está em YOU TUBE - HACHIKO1923TO1935 - A DOG OF FLANDERS. Com legenda em japonês, em 11 partes, em YOU TUBE - DARLINGJULIEPEARL - A DOG OF FLANDERS. Espero que você veja o filme e o recomende, lembrando que embora seja uma narrativa triste, o final não é triste. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário