O que você achou desta postagem?

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Criando um DVD com o Bombono - Parte 3 (Final)

CRIANDO UM DVD COM O BOMBONO

Depois de CRIANDO UM DVD COM O BOMBONO - PARTE 1 e de CRIANDO UM DVD COM O BOMBONO - PARTE 2 a próxima etapa é justamente colocar nomes nos vídeos e colocar os seus respectivos links. Primeiramente vamos colocar o nome de cada vídeo, digitando as informações que são apresentadas na tela da esquerda do programa, referentes a cada um deles. Clique com o mouse sobre o "T", veja onde achar na figura abaixo.


Clique no triângulo para escolher a fonte, talvez "Verdana", você quem sabe, fica ao seu gosto. Depois clique no triângulo seguinte para escolher o tamanho, sugiro escolher um valor pequeno, talvez 10.


Vamos na caixa de cor e mudar para uma cor de tonalidade forte, vermelho, azul, até mesmo preto. Fica ao seu gosto. Aproveite para clicar no ícone "a" para que o texto fique reforçado (em "bold").


No box que se abre digite no box "Color name" #ff0000 para a cor vermelha, por exemplo. Uma lista de cores e seus respectivos códigos você encontra em COLOR-HEX.COM


Clique abaixo da imagem do primeiro vídeo, vai aparecer uma barra vertical intermitente, você pode começar a digitar o nome do vídeo, no meu caso "Jaden & Willow Smith - Find You Somewhere".


Na tela da esquerda aparecem os nomes dos vídeos, é melhor arrastar a tela esquerda para a direita para que se possa visualizar bem as informações. Clique com o mouse e segure sobre a barra de rolagem e depois arraste e solte na nova posição.


Você pode perceber que demos o mesmo nome tanto para o vídeo em formato .mpg e para a imagem em formato .jpg. Digite o nome do artista e mude para a linha de baixo (dando "Enter") para digitar o nome da música.


Clique no ícone da seta para marcar o texto. Arraste o texto posicionando abaixo da imagem. Depois clique em qualquer lugar da tela da direita, evidentemente não deve clicar sobre as imagens! Isto é feito para desmarcar o texto, só pra isso.


Sabe de uma coisa, o texto está ocupando muito espaço, vamos diminuir o tamanho, para 8. Aliás, você pode a qualquer momento editar o texto, mudar a cor, trocar o tipo de fonte. Vá modificando até que a tela esteja fácil de ser visualizada. Você pode até mover as imagens para obter mais espaço para os textos.


Vou mexer na arrumação ("layout") colocando os 3 últimos vídeos na parte de cima da tela. É um trabalho de arrastar a imagem e o texto, respectivamente para cada um.


Vamos colocar link em cada imagem de modo que cada imagem ao ser clicada abra o vídeo correspondente. Clique com o mouse sobre uma miniatura de imagem, mas clique com o botão direito do seu mouse para abrir a caixa de opções. Vou clicar na primeira imagem, ela vai ficar marcada (linha verde aparece ao redor da imagem). 


No box aparece a opção link, coloque o mouse sobre a palavra "link" e vai abrir um novo box.


Tome cuidado na escolha do vídeo, lembre-se que pode não estar relacionado na ordem em que foi configurado na tela. Escolha o vídeo correspondente à imagem! Clique sobre o nome do vídeo e o link estará feito.


Ficará escurecida a image, não se importe com isso. 


Faça para todos. 


Para a imagem aparecer novamente é preciso clicar sobre a miniatura de imagem com o botão direito do mouse e clicar sobre a opção "SET POSTER". 


Na lista clique sobre o nome da imagem correspondente ("Still Picture").


O resultado é mostrado abaixo. Clique na outra imagem e repita a operação, e assim até ao final.


Vai ficar assim:


Clique na aba "OUTPUT".


"SELECT OUTPUT FOLDER" é o box onde você deve clicar no botão "Browser" para escolher o local no seu computador onde o projeto deve ficar guardado.


A seguir há 3 opções, sendo que a primeira é "default", isto é, já está marcada. Não queremos esta opção, queremos gravar num DVD ou num DVD-R, portanto clique na opção "BURN TO DVD", para que o programa grave o disco. a


Clique no botão "BUILD DVD-VIDEO". Em seguida o programa analisa se o disco de DVD que você já colocou na gaveta do gravador de DVD do seu computador está adequado para ser usado.


Vai abrir uma caixa e você clica em OK. Infelizmente a versão gratuita do Bombono coloca uma marca d'água na tela mas não vai prejudicar em nada, as nossas imagens acabam tampando a marca d'água quase toda. Quando forem colocadas poucas imagens na tela, o que não foi o nosso caso, aí sim a marca d'água fica mais aparente.


A barra de status entra em ação, no começo uma sinalização em verde se movimenta enquanto o programa checa alguns detalhes de compatibilidade. Isso se estiver tudo normal, caso haja algum impedimento abre-se caixa de diálogo, em inglês, explicando o que deve ser solucionado.


A seguir a barra de status mostra que está na operação de "Transcoding video", ou seja, é um processo de transformação e criação do DVD compatível com TV e computador. 


É um processo demorado, muiiiiiio demorado, e gasta muita CPU do seu computador. Sugiro que você não utilize o computador em coisas que demandem muita memória do computador, portanto nada de ir ver vídeos no You Tube ou ligar a CAM, e também nada de streaming audio (rádio na Internet). Quando chegar em torno de 90% pode aparecer uma janela como a mostrada abaixo, você não precisa fazer nada.


Os vídeos totalizaram 550 Mb e vão ficar sendo processados por quase 1 hora, é um programa relativamente fácil de criar DVD, o ruim do programa é o tempo que gasta para fazer a transcodificação. Quando termina o processo ficará assim:


Clique em OK para fechar, o seu disco de DVD está gravado e pronto para ser retirado da gravadora de DVD na torre do seu computador. Mas se você quiser assistir agora o seu novo DVD, clique no primeiro botão. Este primeiro botão pode ser "PLAY IN VLC" ou "PLAY IN WMP".


A opção "default" (padrão) é você clicar em OK (você vai ter todo o tempo do mundo depois para ver, não é mesmo???).


É extremamente importante você salvar o projeto. Clique no menu "PROJECT".


Vai abrir as opções, clique em "SAVE".


O projeto foi salvo na pasta que você já tinha escolhido, agora vamos fechar o programa. Clique em PROJECT e depois na opção QUIT.


Espero que você tenha algum proveito com a postagem sobre o Bombono. Se quiser postar um comentário, até mesmo para ajudar a esclarecer algum ponto que eu estupidamente não fui feliz,  fique à vontade. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário