O que você achou desta postagem?

sábado, 27 de outubro de 2012

Criando um DVD com o Bombono - Parte 2

CRIANDO UM DVD COM O BOMBONO


Como foi visto em CRIANDO UM DVD COM O BOMBONO - PARTE 1, foi criado uma tela inicial contendo o menu do disco de DVD, agora vamos fazer uns aprimoramentos para facilitar a navegação, como colocar nomes nos vídeos e colocar os seus respectivos links. Mas primeiro eu queria dizer que quando se baixa o programa do Bombono é instalado, sem consulta prévia (acho isso um abuso), o VLC MIDIA PLAYER.

Tela inicial do VLC Midia Player

O VLC é um player tocatudo, você pode deixá-lo instalado. Só fico zangado com o fato de não comunicar sua instalação e ainda não constar nada no INICIAR > PROGRAMAS do windows. Você pode criar um atalho, inclusive de desinstalar (uninstall). Você encontra a pasta do VLC em C:/PROGRAM FILES/BOMBONO. Em alguns computadores program files chama-se arquivos de programas.


Vou ter que abrir o projeto para continuar a autoração, veja na figura acima o menu PROJECT e a opção OPEN. O Bombono salva o projeto com uma extensão ".bmd". Aberto o programa, clique na aba MENU. Na parte superior, chamada MENU LIST, clique na figura do "Menu 1" e depois clique no botão verde que está logo abaixo.


Na janela da direita aparece a tela inicial do disco de DVD, ou seja, o menu. Vamos colocar um título na parte superior da tela. Toda vez que quisermos digitar um texto temos que clicar no ícone "T" (clicar 1 vez com o lado direito do mouse, o lado "normal" do mouse).


Clique na parte superior da tela, escolha o local onde o texto considerando que textos longos devem iniciar mais à esquerda (à esquerda no Brasil, que fica no Ocidente. Se você é israelense, por exemplo, clique no lado contrário...).


Uma barra vertical intermitente aparece indicando que você pode digitar o texto. Não se preocupe com a fonte, cor e tamanho do texto, isto será avaliado em seguida, por enquanto apenas digite o texto. Em seguida clique no ícone da seta.


A seta deve ser clicada sempre que quisermos marcar (escolher) um elemento para editar, sendo que o elemento em questão pode ser um vídeo, imagem ou um texto. Depois de clicar no ícone da seta você vai clicar em algum lugar (qualquer lugar) sobre o texto que você digitou. Vai aparecer uma borda (verde) ao redor do texto indicando que a operação de escolha foi executada.


Enquanto a borda verde estiver envolvendo o elemento podemos fazer edição. Queremos que a cor do texto seja vermelha ("color name" = red - "rgb code" = 255 0 0 - "hex code" = #ff0000). Há na Internet tabelas de cores, por exemplo em THE OTHER RGB COLOR CHART - TAYLOREDMKTG.COM, --- COLOR NAMES - COLOR-HEX.COM, --- TABELA DE CORES - TECNOBLOG.


Clique no quadro amarelo, um box se abre e há 3 métodos de escolher a cor do texto. Eu aconselho ignorar o círculo/triângulo, é muito ruim de usar, uma perda de tempo. Fique com o campo de cor rgb ou o campo de color name. No box color name digite #ff0000 (em maiúsculo ou minúsculo, tanto faz) e depois clique em OK.


Vamos dar um reforço (bold) no texto. Clique no botão "a".


Vamos aumentar o tamanho do texto, o tamanho vai depender de caber na tela, não encostando nos cantos. Por exemplo, no meu caso o tamanho 36 me parece adequado. Clique no triângulo para abrir a caixa de seleção e clique sobre o número desejado.


Vamos arrastar o texto para o seu local definitivo. O texto está "marcado" com a borda verde, portanto podemos movê-lo. Lembre-se de deixar o texto longe das bordas, procure centralizar, se encostar um pouco nas imagens não tem problema, logo mais vamos mover as imagens também par ao seu local definitivo.


Clique em qualquer lugar no fundo preto (background) para desmarcar o texto. Aproveitaremos para mudar a cor do fundo, de preto para uma cor que contraste bem com o texto vermelho, que tal dourado (color name = #ffd700)? Com o mouse sobre o fundo (fora das miniaturas de imagens e do texto), clique com o lado direito (direito!) para abrir um box. Clique na opção "background settings".


Abre-se um box e a única coisa que nos interessa nesse box é campo "color", clique 1 vez sobre o campo para podermos editar a cor.


Digite (ou cole) o color nome e depois clique no botão OK.


Depois clique no botão CLOSE. txt


Digite (ou cole) o color nome e depois clique no botão OK. A próxima etapa será editar as miniaturas de imagens, primeiramente vamos por uma moldura ao redor de cada uma. Clique na miniatura de imagem e ela ficará "marcada" por um contorno na cor verde, sinal que pode ser editada. Clique no triângulo do box que aparece a palavra "rect".


Estão disponibilizadas 24 opções de molduras. Eu gosto da moldura "SLIDE". Acatando sugestão de um curioso que veio me trazer um café quente e cheiroso vou trocar o fundo (background) da cor "gold" por "#add8e6" que é a cor azul claro. Você pode mudar a cor do fundo a qualquer momento em que ainda estiver na aba MENU.


Todas as miniaturas estão com moldura, a próxima etapa é colocar links em cada miniatura de imagem de modo que quando for acionada (pelo mouse no computador ou pelo controle remoto na TV) o vídeo correspondente à imagem se abra. Cada miniatura de imagem ficará correspondendo a um único vídeo musical. Mas isso é assunto para a próxima postagem. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário