sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Criando um DVD com o Bombono - Parte 1


CRIANDO UM DVD COM O BOMBONO

Não tem pornografia nesta postagem. Vou mostrar como se cria um DVD com vídeos musicais usando o BOMBONO, um aplicativo para autoração de DVDs, do tipo "trial", ou seja gratuito para usar durante 30 dias. O programa não é muito bom, não vale a pena adquirir a versão paga, mas pra fazer DVD artesanal em casa, a versão gratuita dá conta.

Antes de começar a usar o Bombono. coloque um DVD ou DVD-R virgem na gaveta da torre do seu computador

Umas observações: O programa aceita você adicionar quantos vídeos quiser, contudo o disco de DVD, ou de DVD-R, tem limitação de 4,7 Gb, de modo que tem que tomar cuidado para não por vídeos demais. Alguns comandos fazem o computador ficar lento, até mesmo travar, mas depois de um tempo (e muita paciência) volta a funcionar normalmente.

A tela inicial já abre na aba "SOURCE"

A aba SOURCE está disposta em duas janelas, a janela da esquerda é reservada para apresentar os vídeos e imagens adicionados e a janela da direita por enquanto ficara sem utilidade. Você deve adicionar vídeos no formato MPEG-2 (.mpg) e adicionar imagens nos formatos JPEG (.jpg) e Bitmap (.bmp).

Esta imagem tem dimensões 133 x 100
A imagem ideal deve manter a proporção 1,33 x 1

O vídeo pode ter qualquer tamanho mas a imagem deve ser de tamanho pequeno. A imagem dos wallpapers tem normalmente a dimensão 1024 x 768, elas estão na proporção 1,33 x 1. Procure fazer miniaturas de imagens com esta mesma proporção, ficarão visualmente elegantes. Um programa gratuito de redimensionar imagens é o FASTSTONE IMAGE VIEWER.

Esta imagem tem dimensões 100 x 75 e está na proporção 1,33 x 1

Na janela esquerda da aba SOURCE você tem o botão "+", clique nele 1 vez com o botão esquerdo do mouse (o lado que normalmente a gente usa).


Vai abrir um box, na verdade é o windows explorer, você precisa localizar no seu computador o local dos vídeos e das miniaturas de imagens.


Eu gosto de adicionar 1 a 1, mas pode-se adicionar em lote usando CTRL. Depois que adicionei o primeiro vídeo a 'MEDIA LIST" vai ficar assim:


Clique no botão "+" e vá adicionando até completar. As imagens (em inglês still pictures) receberão uma bolinha vermelha e os vídeos um T, se estiverem em formatos aceitos pelo programa. Se quiser deletar algum item, use o botão "-".


Uma vez adicionados todos os itens, vídeos e imagens, aparece a informação do espaço utilizado no disco de DVD no canto superior direito do programa. Meus 12 vídeos e minhas 12 miniaturas consumiram 1,6 Gb.


Depois que adicionei todos os itens percebi que eu gostaria de mudar a ordem dos itens do MEDIA LIST, por exemplo, passar algum item que está no final para a frente. Contudo não há necessidade porque numa etapa posterior poderemos mudar a ordem, de modo que a lista pode ficar do jeito que está. Clique na aba MENU.


Vamos criar o menu, que é aquela tela que aparece quando o disco de DVD começa a rodar (no computador ou na TV). Clique no botão "+".


Vai ser criado o "MENU 1", como você pode ver em fundo azul no "MENU LIST".


Para deletar o Menu 1 clica-se no botão de "-" e para aceitar clica-se no botão verde seguinte, como mostrado nas figuras abaixo.

Para deletar o menu, clique no botão "-"


Depois de clicar no botão verde a janela da direita fica na cor preta.


Na janela da esquerda há a lista de vídeos e miniaturas de imagens. Vamos arrastar as miniaturas das imagens para a janela da direita.


Posso arrastar a miniatura de imagem para a sua posição definitiva, ou posso colocar em qualquer lugar dentro da janela da direita e posteriormente conseguirei fazer um rearranjo. Eu acho melhor arrastar seguindo a ordem da lista, para não dar confusão.


Toma-se o cuidado de arrastar cada uma das miniaturas de imagens ("still picture"), para ajudar a diferenciar do que é vídeo, há uma bolinha vermelha sobre a imagem. Na figura acima mostra que pode-se arrastar a barra vertical na direção da direita, para facilitar visualizar as informações contidas na janela da esquerda.


Depois de arrastar todas as figuras vamos fazer a edição que consiste em colocar textos e outras providências. Mas faremos isso numa postagem futura, até lá. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário