sábado, 25 de agosto de 2012

Aprendendo andar de moto

APRENDENDO ANDAR DE MOTO




Estou com a proposta de aprender a pilotar moto, especificamente uma moto da Honda, a CB300R ABS. Tenho um consórcio ao qual pago aos pouquinhos, pouca  grana faz a gente comprar como pode, e com isso tenho que esperar para receber a moto.


Eu nunca tive moto e aproveito as lições disponibilizados na Internet para aprender alguma coisa. Eu tenho uma insegurança muito grande até mesmo por querer começar a andar de moto numa de 300 cilindradas.


A escolha pela moto da Honda levou um tempo considerável já que fiquei tentado a escolhar a YAMAHA FAZER YS250 ou a KASINSKI COMET GT250. Porém o fato da CB300R ser de 300 cilindradas (potência) e vir com sistema ABS (segurança) me convenceu a comprá-la.


Tirei a carteira de habilitação na década de 1980 e dirigi umas 3 ou 4 vezes, com muita dificuldade porque eu tenho Síndrome de Pânico. Eu antes de "aprender" a dirigir automóvel sofri uns acidentes de trânsito, como passageiro.


Numa das vezes o cara que dirigia era filho de um pastor e à noite ficamos dando volta em Campinas. Demos uma parada pra beber cerveja e depois ele quis me levar pra casa. Eu pensei que ele tinha resistência com bebida. Me enganei. Ele detonou com perda total o carro dele.


Embora eu nunca tenha dirigido, só andado de carona indo para a faculdade, isso nas décadas de 1970-1980, eu sinto que não terei problema. Pode ser que não tenha nada a ver mas o fato é que eu adoro sair por ai de bicicleta e acho que moto deve ser tão bom quanto.


Uma das primeiras coisas que quero fazer com minha Honda CB300R é conhecer as cidades históricas de SERRO, DIAMANTINA e OURO PRETO. Depois irei conhecer a região da Serra do Cipó (CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO) e as cidades do Circuito das Águas (SÃO LOURENÇO, CAXAMBU). 


Esta região do Brasil  chamada Minas Gerais tem muita beleza natural, inclusive grutas tais como a GRUTA DA LAPINHA, GRUTA REI DO MATO e a GRUTA DE MAQUINÉ, todas próximas de Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais.


Vou ter que comprar jaqueta, uma jaqueta tenha o sistema de air bag que em caso de queda ou impacto protege o motociclista, como a fabricada pela MUGEN DENKO. Neste site o modelo colete MC2 é o mais barato, na faixa de uns R$1.916,00, enquanto o modelo mais caro é a jaqueta HS3 que custa R$2.890,00.

Colete Denko modelo MC2 - Produzido em tecido respirável
de alta resistência e resistente a água
Existem outras marcas, até mais baratas, é só pesquisar que dá pra achar até mesmo a mesma jaqueta com boas diferenças de preços. Estes são os preços que achei hoje na Internet: modelo ASSEN =  R$799,00, modelo Laguna = R$949,00, modelo Le Mans = R$1.006,00.


Jaqueta modelo Assen  - Produzida em Nylon impermeável
Jaqueta modelo Laguna  - Produzida em Cordura  (um tipo de Nylon)
Jaqueta modelo Le Mans  - Produzida em couro 
A jaqueta da marca DAINESE modelo Air-2 foi projetada especialmente para uso nas vias públicas sendo vendida por R$859,00. Tem que ter o cuidado de escolher o tamanho correto uma vez que o tamanho indicado, por exemplo no site RL MOTOSTORE, é o usado na Europa.


Jaqueta Dainese modelo Air-2 Tex
Segundo tabela de conversão o tamanho de jaqueta 46 na Europa é equivalente ao tamanho 46 no Brasil. Mas só este equivale, os demais tamanhos diferem. Tamanho 50 na Europa = 48 no Brasil. Tamanho 54 na Europa = 50 no Brasil. Tamanho 56 na Europa = 52 no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário