domingo, 1 de abril de 2012

Que história é essa de acrônimo?

Você está a procura de fotos e vídeos gays e de repente encontra escrito no site "NSFW" e você não sabe o que é. É um termo usado para identificar sites com pornografia e NSFW é um acrônimo para "Not Safe For Work" (Inseguro para o trabalho) e é utilizado como um indicativo para os pais e educadores, principalmente, e para os internautas em geral, que a página disponibiliza conteúdo sexual explícito.









Trata-se de uma avaliação subjetiva por parte de quem fez o site, quero dizer com isso se a página contém imagens ou vídeos, por exemplo, com homens usando sunga ou cueca, e se quem criou a página em seu juízo de valor acha que isso é cena de luxúria, ele coloca NSFW par alertar o usuário. No entanto um outro site exibe homens nus e não tem o alerta NSFW porque, no entender de quem criou o site, a exibição de homens nus não tem nada de mais.














Ah, acrônimo é uma palavra formada pelas letras ou sílabas iniciais de várias outras palavras, devendo ser pronunciada sílaba a sílaba e não letra a letra. AIDS é um acrônimo, também são acrônimos LED (de TV de led) e MEC (de Ministério da Educação). Estas novas palavras são criadas a partir das letras iniciais que depois de serem juntadas, viram um nome próprio. Não confundir com anagrama. Roma, Omar e Ramo são anagramas de amor. Quando é só uma mudança das letras de lugar é anagrama.





DILF = Daddy I'd Like to Fuck (Pai que eu gostaria de foder) é outro termo usado na Internet indicando que há supostos pais de meia-idade sexualmente disponíveis. Estes sites que propagam-se como DILF são destinados a gays jovens que gostam de homens mais velhos. Variantes existem como FILF = Father I'd Like to Fuck (Pai que eu gostaria de foder) e TILF = Teacher  I'd Like to Fuck (Professor que eu gostaria de foder).





Outros acrônimos foram inventados por usuários da Internet e se popularizaram, tornando-se uma gíria gay facilitadora do entendimento. Por exemplo, LOL (Laughing Out Loud) é muito comum de aparecer em conversas em messengers para indicar que o cara está achando muita graça, rindo demais. Você notou que a maioria dos acrônimos estão em inglês, mas vou te dizer um que é usado,  VSF = Go Fuck Yourself, cujas iniciais estão em bom português: Vá Se Foder.


Você pode se atualizar sobre algumas gírias gays usadas na Internet em URBAN DICTIONARY. Nem sempre as gírias gays da Internet apresentam-se na forma de acrônimo. Achei curioso o uso de "429" para designar "GAY", a partir do recurso de colocar números no lugar de letras, na ordem em que as letras aparecem nos telefones celulares. Saiba mais também em GAY SLANG DICTIONARY

Nenhum comentário:

Postar um comentário