quarta-feira, 27 de julho de 2011

Países onde a homossexualidade é ilegal - Parte 3

Continuando a identificação dos países homófobos, desta vez a América do Sul. Gostaria de introduzir alguma informação sobre as definições do que é estereótipo, discriminação e preconceito. 



Estereótipo, segundo o dicionário da língua portuguesa, é o "Comportamento desprovido de originalidade e de adequação à situação presente, e caracterizado pela repetição automática de um modelo anterior, anônimo ou impessoal."



Você percebe então que uma pessoa julga um gay com base num estereótipo usando uma "verdade" distorcida, baseada em uma generalização que permite pouca ou nenhuma diferença individual, seja no âmbito econômico, cultural ou social daquele gay em particular.  Estereótipos podem ser positivos ou negativos.



Estereótipos são criados ou estabelecidos nas mentes das pessoas, como exemplo, pelas imagens sobre os gays apresentadas na mídia de massa, ou pelo que repassam os pais, colegas e outros membros da sociedade. Com base em estereótipos quem não me conhece pode acontecer de pensar que eu sou artista, cabeleireiro ou costureiro, não é isso que os gays deveriam ser?



É que se generalizou a crença de que gay vem ao mundo para ser isso. Aliás, até gostaria de ser algo assim, mas não sou. Dizem que todo gay tem uma estrela que brilha na testa, acho que a minha estrela brilha sem ter muita gente pra ver...



No dicionário discriminar é  "separação; distinção; discernimento; segregação." Discriminação é um comportamento que trata as pessoas de forma desigual, com base em estereótipos negativos e preconceitos. O exército ou os times de futebol não acham gays bem-vindos. Eles discriminam (distinguem, separam) os soldados e jogadores héteros dos soldados e jogadores gays, preferindo os primeiros.



No dicionário preconceito é uma forma de pensamento na qual a pessoa chega a conclusões que entram em conflito com os fatos. O preconceito existe em relação a quase tudo e varia sua intensidade da distorção. Um preconceito com relação aos gays é uma opinião cheia de pré-julgamento, algumas vezes até um pré-julgamento positivo, mas geralmente são negativos.


Preconceitos são frequentemente acompanhadas por ignorância, medo ou ódio a pessoas ou grupos fora do círculo de conforto da pessoa, o que predispõe o preconceituoso a ridicularizar, rejeitar e até agredir o gay. As piadas sobre viados e gays são uma forma de reforço negativo da condição homossexual, contudo podem ser oportunas dentro de um certo ambiente e circunstância, para que se possa rir COM os outros, e nunca rir DOS outros.



AMÉRICA DO SUL:

GUIANA



Nenhum comentário:

Postar um comentário