domingo, 3 de julho de 2011

Anjos caídos

O que são anjos? São seres imortais que fazem uma intermediação entre Deus e os homens, mais comumente esta intermediação é para servirem de mensageiros, mas podem atuar também como anjos da guarda (anjos do bem) ou como anjos de descaminho (anjos do mal).



Mas se os anjos são criados por Deus como é que eles podem ser maus? Ai entra a figura dos anjos caídos. Primeiro ponto a comentar é que são "caídos" por terem sido expulsos do Céu. Segundo ponto a comentar é que ainda são anjos, mas não servem mais a Deus. Ora, esta oposição de certos anjos à vontade de Deus é que fizeram esses anjos tornarem-se "do mal" e fez com que Deus os "caíssem" para a Terra. 



Os anjos caídos são opositores de Deus, aliás o principal anjo caído é Satanás, que tem o significado de "opositor". Embora os anjos caídos sejam em geral retratados como feios, deformados, parecendo bestas, isso não é realmente necessário, de modo que um anjo caído pode ser belo, sedutor e gracioso. Porém, um anjo caído não tem aquele círculo luminoso sobre a cabeça (auréola) e tem asas negras. 


Os anjos tem inteligência acima da dos homens e tem livre-arbítrio como os homens. O anjo mais luminoso, Lúcifer (= Satanás) teve a ambição e o orgulho de querer ter mais poder e isso para Deus, foi a prova de que ele não tinha um bom caráter. E não foi só o anjo Lúcifer que se rebelou, foram muitos. Esses anjos queriam criar um Céu melhor, mas Deus entendeu que eles eram opositores. 



Esses anjos que se rebelaram contra a vontade de Deus não tinham a intenção de criar um Inferno. Porém, tiveram que ir para algum lugar e ai foi criado o Inferno. Eles não saíram do Céu porque quiseram, fizeram uma guerra no Céu para impor o seu ponto-de-vista, mas a perderam. E "caíram" na Terra. 



Supostamente um dos motivos dos anjos caídos se rebelarem contra Deus foi o fato de Deus ter criado o Homem. O livre-arbítrio dos Homens era muito maior do que o concedido aos Anjos. E para piorar as coisas quando os anjos caídos chegaram na Terra passaram a agir contra os Homens, como forma de revidar Deus.



E a coisa piorou quando Deus decidiu que no dia do Apocalipse não seria o próprio Deus que julgaria os anjos caídos, mas os Homens (1ª Epístola aos Coríntios, 6:1-3). Para você ter ideia do perigo que os Homens correm por conta da ação maléfica dos anjos caídos, a quantidade de anjo que caiu correspondia a um terço da quantidade de anjos existentes no Céu (Apocalipse, 12:4).



No Céu havia três anjos mais velhos, arcanjos. Arcanjo significa anjo mais velhos, e eles eram: Lúcifer, Miguel e Gabriel. Sendo que Lúcifer era o anjo mais luminoso, ele tinha luz própria (Ezequiel, 28 13-19). Foi o Arcanjo Miguel que lutou contra o Arcanjo Lúcifer, cada um deles com uma quantidade enorme de anjos do seu lado.



Embora seja comum achar que houve uma guerra com armas e tiro pra tudo que é lado, considera-se que a guerra na verdade foi uma guerra de ideias, uma guerra de argumentos. Depois que Miguel apresentou como perfeita a Lei de Deus, Lúcifer e os demais anjos foram expulsos do Céu, tornaram-se anjos caídos.



Os anjos caídos ganharam mais um motivo para agirem contra os Homens quando Deus decidiu mandar um Messias, ou seja, alguém para trazer paz ao mundo. Na crença judáica o Messias ainda virá no futuro, mas para a crença cristã o Messias já veio (Jesus). O Messias tem o poder de acabar com a morte, isto é, os Homens não morreriam.



Ora, para os anjos caídos o fato dos Homens morrerem é uma vantagem, e depois ainda irem para o Inferno juntarem-se a eles, é bom demais. Quando o Messias "matar" a morte, Lúcifer e os anjos caídos ficariam prejudicados, por isso é que os anjos caídos não gostam do Messias. Curioso é que embora Deus possa, como Todo-poderoso que é, dar um fim imediato a Lúcifer e seus aliados, Deus não quer fazer isso. Deixou isso a cargo do Messias.



O Messias terá que lutar principalmente contra o Anticristo. Chegará um dia em que o Anticristo estará reinando na Terra (alguns dizem que por 7 anos), e o Messias lutará e ganhará a guerra contra ele e, nesse momento, aproveitará para lançar o Anticristo mais Lúcifer e todos os anjos caídos num "Lago de fogo e enxofre". Depois de fazer isso o Messias realiza o Dia do Juízo Final. 



Quanto ao Inferno tornar-se um lugar cheio de fogo, há um versículo com as palavras do próprio Messias (Jesus) no qual reconhece-se a existência real deste lugar: “afastai-vos de Mim, malditos, para o fogo perpétuo preparado para o demônio e seus anjos". (Mt 25,41). Deste lugar não tem como sair as almas dos pecadores, nem nenhum anjo caído poderá de lá escapar. 



Isto porque está escrito que "O pecado não se levantará segunda vez" (Naum 1:9). Infelizmente, o Inferno vai estar bem cheinho, a grande maioria da humanidade vai estar lá (Mateus 13 e 14). E quando a Terra se livrar dos do mal, ou seja os Homens que fizeram coisas más e os anjos caídos, quem não quis amar a Deus e a servi-lo ficarão eternamente no Inferno. 



A chegada e a permanência no Inferno, das almas pecadoras junto dos anjos caídos, será a ocasião em que Satanás se sentirá vitorioso, mesmo após a sua expulsão da Terra. Porque Lúcifer sentirá prazer em ver que muitas pessoas acreditaram nele, a partir do dia em que no Paraíso ele disse para comer o fruto proibido pois "É certo que não morrereis" (Gênesis 2:7). 



Satanás não pode saber do futuro, isso está somente no poder de Deus, mas Satanás sabe que mesmo perdedor ele será ganhador. Deve ser uma delícia infernizar os outros, porque que ele não gostaria de infernizar os outros no Inferno. Quer local melhor para fazer o mal?



O que dá pra perceber é que há uma similaridade com o que aconteceu com o Homem e com os anjos que decidiram usar o seu livre-arbítrio. O Homem foi expulso do Paraíso. Os anjos foram expulsos do Céu. Que Deus é este que gosta de mostrar o olho da rua, eihn? O que me faz concluir: Manda quem pode, obedece quem tem juízo.



No livro de Elizabeth Clare Prophet ANJOS CAÍDOS E AS ORIGENS DO MAL há a hipótese que os anjos caídos estejam encarnados e nos tempos atuais estão por ai em posições de destaque nos governos, multinacionais e na mídia, conspirando para o prejuízo da humanidade. Você pode adquiri-lo por cerca de R$33,90 no Submarino, Livraria Saraiva ou nas boas livrarias.



Esta autora tece suas considerações referenciando sempre o LIVRO DE ENOQUE, livro este escrito muito tempo antes da época de Jesus. Trata da existência dos anjos, a sua queda do Céu, a sua permanência na Terra e o relacionamento dos anjos caídos com os Homens, visando sempre levar os Homens ao pecado. Na página 383 do livro de Elizabeth C. Prophet registra, inclusive, como Satanás foi criado.



A questão da existência do Mal como sendo externa ao Homem (entidades espirituais fazem o Homem ser mal), é polêmica e também interessante. Espero que você tenha gostado do tema. Até a próxima. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário