segunda-feira, 23 de maio de 2011

De trem até a praia - Parte 3

Para entrar em contato com a Vale para saber sobre o trem de passageiros, o e-mail é tremdepassageiro@cvrd.com.br  e para saber os endereços e telefones das estações de trem em cada cidade onde ele para, veja em Postos de vendas de passagens. Há uma diferença na quantidade de passagens oferecidas, vamos falar disso.


A formação do trem vai impactar na quantidade de passagens nos vagões da classe executiva e nos vagões da classe econômica. Na  "Baixa Temporada" o trem da Vale compõe-se de 4 vagões executivos e 7 vagões econômicos, e há 1 vagão restaurante. Na "Alta Temporada" são 4 executivos e 13 econômicos. Eu aconselho a você sempre ir de classe executiva. 


Não deixe de ir até a parte de junção entre dois vagões, há uma parte semi-aberta onde você pode até se debruçar um pouco para fora do trem e sentir o vento e o sol na sua cara. E, se acontecer, você ver de pertinho o outro trem passando no sentido contrário.


Mas, atenção, se for trem de minério você veja se não vai pegar a poeira que sob dos vagões. Sem notar, a poeira vai em você e quando você voltar para dentro do trem, você nem sentiu e está todo sujo. Nem pense um fumar "unzinho" neste espaço, ou no banheiro, não vai dar certo! E se você quiser dar um abraço no seu namorado, tudo bem, mas lembre-se que é um trem típico de família e gente do interior que usa o trem, pode dar o abraço mas vá com discrição, ok? Poderosa, solte as frangas em outro lugar...


Pode acontecer também do trem parar no meio da viagem, em um trecho qualquer, por algum motivo. Não se preocupe, é a Vale provavelmente mudando o trem de minério para a outra linha. Se por uma total infelicidade o trem não puder continuar a viagem, a Vale vai disponibilizar um outro meio de transporte para os passageiros. Normalmente o retorno à normalidade se faz depois de alguns minutos, de qualquer modo se for sério você será avisado pelo autofalante do trem.


A Vale promete dar uma requalificada nos trens de passageiros do trajeto Belo Horizonte - Vitória. A melhoria será mais nos trens e nas estações do que no trajeto, se bem que não acho ruim o trajeto, já que o trem trafega suave e gostoso. O problema é que entre Belo Horizonte e Vitória, via rodoviária, são 524 quilômetros, e o trem percorre uns 900 quilômetros. Tudo bem, a vista lá fora que se tem do trem é um ponto positivo!!!


A Vale vai colocar com 46 vagões novos, fabricados na China. Serão substituídos tanto os vagões executivos quanto os econômicos, e todos terão janelões panorâmicos e ar-condicionado. Inclusive esses vagões serão mais largos que os atuais. O que não foi esclarecido, tudo leva a crer que não será cogitado, é a volta do trem noturno entre Belo Horizonte e o Espírito Santo.


Este vídeo acima é uma réplica em ferromodelismo, do trem noturno. Nossa, agora eu tenho que sair, ir lá no Wal-Mart. Eu fui varrer o outro quarto (este computador fica num quarto e tem mais outro quarto) e ai eu esbarrei no abajur e ele é comprido pra cima, e pum! caiu e quebrou a lâmpada. E ainda tem mais, no teto a lâmpada queimou, dizem que desgraça pouca é bobagem. Não sei se é pra rir ou pra chorar.



Então, hoje é segunda-feira, pensamento positivo que tudo vai ser melhor. Sob todos os pontos de vida, eu e você, todos nós, estamos cada vez melhor! Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário