quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A cidade de Belo Horizonte

Eu não nasci em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais. Quem nasce em Minas Gerais é chamado "mineiro", e eu sou um mineiro do interior de Minas Gerais. A cidade de Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais desde 1897 e como Minas Gerais tem 20 milhões de habitantes, a capital com cerca de 2,5 milhões tem então algo como 12% dos habitantes do Estado de Minas Gerais. Quem nasce em Belo Horizonte é um mineiro chamado belo-horizontino. Quando se conta a população que se formou ao redor de Belo Horizonte, em sua região metropolitana, conta-se em 2010 com uns 5 milhões de habitantes. Fonte: Portal do Governo de Minas Gerais.


A cidade de Belo Horizonte é chamada "Beagá" ou "Belô". Fica distante uns 430 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro; uns 580 quilômetros da cidade de São Paulo e a uns 520 da cidade de Vitória. Fonte: Departamento Nacional de Transportes Terrestres.


Você pode notar no mapa que Belo Horizonte não tem mar, mas seus moradores dizem que Belo Horizonte tem "mar de bares". A cidade é considerada a capital dos barzinhos no Brasil. Belo-horizontino adora bar, principalmente os "copo-sujo", que são aqueles bares que servem bebidas em copo tipo americano e não tem muito luxo, um bar simples, sem muitas frescuras.


Os mais movimentados "copo-sujo" estão no Mercado Central, e evidentemente você vai encontrá-los pela cidade toda. Se você é de fora e quer tomar umas cervejas, comece pelo Mercado Central. Não há homofobia no Mercado Central, porém isso não quer dizer beijar e ficar de mãos dadas, eihn. Mas dar um certo "ar da sua graça" pode, mas sem muito alarde e atrevimento porque mineiro é conservador! Mas se fizer muita frescura saiba que você não vai ser agredida ou convidada a dar o fora, simplesmente, você bicha louca, será ignorada!


Ah, mineiro geralmente diz que vai ao "buteco" quando quer ir a um copo-sujo. Até tem uma época que acontece na cidade o "Comida di Buteco", que é um festival gastronômico reunindo os melhores butecos em toda a cidade, tanto os da região central quanto os da periferia. Vale a pena ir, porém o preço da comida do festival pode acontecer de ser mais cara. A melhor comida, ou falando mineiramente, o melhor tira-gosto, ganha um prêmio. Se quiser saber mais visite o site do Comida di Buteco.


Acontece que você quer saber é de homem, né? Quer saber onde ir ver ou sabe-se que lá mais, sei!!! Primeiramente você deve saber que mineiro é discreto, come pelas beiradas. Portanto, é melhor você fazer a linha de fina e de virgem, assim você vai ser o maior sucesso. Se você é de fora de Belo Horizonte, e melhor ainda de fora de Minas Gerais, já ganhou pontos extras, já tem mui-iiii-ta chance de achar um cara legal, sabia? Se você for de cidade que tem praia então, você vai arrasar!!!


O melhor é você chegar a tempo de ir na feira de artesanato que acontece aos domingos na principal avenida da cidade, por isso a feira é chamada de "Feira hippie da Afonso Pena". As barracas gays estão nas pontas (esquina com Rua da Bahia, esquina com Rua Guajararas) e no centro (entrada do Parque Municipal). É fácil de achar: tem umas "amigas" por todo lado perto da barraca, quer jeito mais fácil de achar que ouvindo gay rindo ou gay falando alto? É justamento isso que acontece.


Vá com roupas descontraídas tipo chinelo havaiana + bermuta + camiseta e nem pense em levar aquele relógio e corrente de ouro, viu? No máximo pode usar aquele seu celular moderníssimo, mas se rolar alguma transa, não leve o seu celular, aliás, não leve muito dinheiro, nem mesmo a chave do seu quarto de hotel. Em Belo Horizonte tem o chamado "Boa Noite Cinderela" que é uma tragédia! Se você não gosta de comes-e-bebes na rua, vá ao Shopping Cidade.


Eu sei que o babado acontece mais no Piso GG e o Piso Goitacases, mais precisamente na praça de alimentação. Aqui entre nós, que ninguém nos ouça, dizem que o Shopping Cidade é o preferido dos gays de Belo Horizonte, porque fica no centro o que significa perto de tudo (hotel, sauna, boite, rodoviária, ponto de ônibus, taxi, etc.), é movimentado, é seguro, enfim, você pode depois de atacar um bofe (ativo ou passivo) partir pros finalmente em qualquer direção da cidade.


Tá, eu vou dar a dica. Você conseguiu o que queria, conquistar no Shopping Cidade o seu parceiro sexual, e agora não sabe onde levar. Tudo bem, na saída da Rua Tupis, você sai do Shopping Cidade e na Rua Tupis quase esquina de Avenida Amazonas está o hotel. Nenhum problema entrar gay, viu? Em Belo Horizonte, por lei, é terminantemente fazer distinção por que o cliente é gay. Caso você se sinta contrangido dê queixa chamando a polícia, evidentemente isso não vai precisar acontecer porque em Belo Horizonte a defesa dos direitos humanos da Prefeitura de Belo Horizonte é rígida com o cumprimento da lei contra a homofobia. Ou vá em dezenas de outros moteis espalhados no centro. Se você é mais abonada financeiramente, há ótimos motéis perto do BH Shopping, saída para Ouro Preto e Rio de Janeiro.


Uma coisa que pode acontecer é chegar um dado momento e rolar o assunto futebol. E ai? Que time você torce? Em Belo Horizonte há três times de futebol: Cruzeiro, Atlético e América.


A maioria das pessoas se dizem atleticanas, torcedoras do Galo (o mascote do time é um galo). Esta é a torcida do povão. Já os cruzeirenses são tidos como pessoas não tão do povão, e gostam de gritar Zêee-roo para demonstrar amor pelo time. Se você algum dia ouvir alguém em Belo Horizonte gritando Gáá-lo ou Zêê-ro, então já sabe... 


Uma dica pra evitar confusão (você por educação pode dizer que é do Cruzeiro e arrumar confusão com atleticanos, ou dizer que é Galo e arrumar confusão com cruzeirenses), então você diga que torce pelo Vila Nova (um time de Nova Lima), ou um time do Rio ou de São Paulo, e assim, você acaba agradando a gregos e troianos (ou crruzeirenses e atleticanos). O que não é aceitável é criticar qualquer um time daqui de Belô, certo? Mesmo que eles estejam ruins pra caralho! Mas você gosta de futebol e acha que tudo o que eu disse é pura besteira, então pelo menos entre no site do Cruzeiro e do Atlético para atualizar seus conhecimentos. Ou quem sabe saber onde comprar ingressos para o Mineirão.


Se é sauna gay o que você deseja visitar, saiba que tem várias saunas gays em Belo Horizonte. Eu gostaria que você conhecesse a recém-inaugurada Sauna Odeon na Avenida do Contorno, 1.328. Para saber tudo sobre esta sauna vá ao site. Esta sauna não fica no centro, mas no bairro da Floresta, porém muito próximo da Praça da Estação. A característica dessa sauna é que ela fica aberta 24 horas e há a tendência dos clientes chegarem à noite, isto quer dizer que de dia a sauna está mais pra vazia.


A outra opção de sauna de primeira classe que dou é a Sauna Olimpo na Tua Timbiras, 2.635. Dê uma olhada no site para maiores informações.


Há outra sauna que é mais frequentada por gays mais maduros, quase lá pela terceira idade, que mal há? Eu particularmente gosto desta sauna porque para entrar só custa R$15,00 (preço de janeiro/2010), acho que é a sauna mais barata de Belo Horizonte. Não aceita cartões de crédito e os michês e afins não costumam aparecer por lá. Chama-se Sauna Très Chic, situada na Rua Timbiras, 2.040. Esta sauna abre às 14 horas e fecha às 22 horas.


A outra sauna, fica entre a Olimpo e a Très Chic, chama-se Vapore, na mesma rua, ou seja, Rua Timbiras, 2.523. Em frente ao Conjunto JK, o prédio mais alto de Belo Horizonte. Se você esqueceu de comprar a camisinha, na esquina da Timbiras com Avenida Amazonas tem uma farmácia chamada Pacheco que funciona 24 horas, ou então compre na sauna. Aliás, todas as saunas tem camisinha para vender, particularmente eu acho que deviam ser dadas de graça, o que você acha?


A parte central de Belo Horizonte é chamada de "cidade", vou explicar melhor: as pessoas quando estão nos bairros e querem ir ao centro dizem "eu vou à cidade". Oficialmente, a Prefeitura e a Polícia Militar dizem que o centro é chamado de "hipercentro". Não tem nenhum ônibus com letreiro "cidade" e então se você estiver em algum bairro e quer ir ao hipercentro, você deve pegar um ônibus que passe pelo centro. Isto porque os ônibus de Beagá são do tipo bairro a bairro, saem de um bairro, passam pelo centro e continuam seu destino até chegar no outro bairro. Os ônibus urbanos são numerados e tem o nome do bairro de destino na parte do alto da frente do ônibus. A linha 8001-A vem do bairro Santa Inês e vai para o BH Shopping (bairro Belvedere). Você deve saber o número do ônibus que que quer pegar, sabendo o número você entra na página da empresa que gerencia o sistema de ônibus chamada BHTrans e descobre os horários em que o ônibus passa e em quais ruas passa. Se você está numa rua e quer saber quais ônibus passam nela, esta outra página da BHTrans te diz quais os ônibus que trafegam na rua. Tudo muito complicado? Pegue o seu celular e ligue 156 e converse com o atendente, ele vai te ajudar, sim?


Este é o monumento chamado "pirulito" instalado no marco zero de Beagá. Gostaria de ainda apresentar a você um vídeo mostrando como era Belo Horizonte em 1949. E, por favor, visite o site oficial da cidade de Belo Horizonte.



É certo que Belo Horizonte é só um ponto de hospedagem para quem vai para o circuito das cidades históricas (Ouro Preto, Congonhas, Diamantina etc.) ou para o circuito das águas (Caxambu, Araxá, etc). Talvez se você não quiser sair da cidade, possa visitar as montanhas, o povo de beagá tem paixão pelas suas montanhas. As mais altas são a Serra da Piedade (na verdade fica na cidade vizinha de Caeté) que tem no alto uma igreja e restaurante, vale a pena você passar um tempo lá, a vista é belíssima. Tem um observatório astronômico da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. A foto abaixo é da Serra da Piedade vista de Belo Horizonte.


É certo que Beagá é uma cidade tranquila mesmo sendo tão grande comparadas com as outras cidades do Estado de Minas Gerais. Mas cabe um aviso pra você ter cuidado ao sair, principalmente à noite pois o centro de Belo Horizonte, mesmo com o sistema de vigilância por câmeras "Olho vivo" da Polícia Militar, não é o que se pode dizer de um lugar seguro. Infelizmente aquiestá na mesma situação que outras tantas cidades do Brasil. É bom você sempre ficar alerta se há elementos suspeitos de olho em você (ou no que você tem).


Uma montanha mais próxima, em área urbana, na verdade na Zona Sul (a mais rica da cidade), é a Serra do Curral. Há um parque público com todas as comodidades, bem policiado, chama-se Parque das Mangabeiras. Há uma linha de ônibus urbano que passa por toda a Avenida Afonso Pena e que tem ponto final na portaria do Parque. Por favor, visite o site Kimapia para saber mais.


Estas pessoas do vídeo abaixo eu não sei quem são, peço que me desculpem por usar a sua imagem, mas o video está no You Tube, e sewi que caso elas se sintam prejudicadas pelo vídeo estar neste blog, eu de boa vontade caso seja avisado poderei tomar as medidas cabíveis para retirar o vídeo, ok? Então espero que tenham gostado de Beagá, um abraço.



2 comentários:

  1. Vlw pelas dicas! allan.ridge24@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa que bela matéria, poderia fazer uma sobre gays teens negros, acho uma delicia

    ResponderExcluir