segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Criando um DVD com filme baixado na Internet - Parte 1

Não vou apresentar fotos ou vídeos de pornografia nesta postagem, vou comentar como pegar um filme que está no seu computador (no formato .mpg) e, depois de criar uma tela amigável com as informações do filme que deverão aparecer no PC ou TV, colocar num disco gravável de DVD ou DVD-R.

Deverão estar instalados no seu computador alguns programas tais como o DVDAuthorGUI e o BurnAware Free. Estes dois programas são sugeridos, existem outros, porém vou mostrar passo a passo a criação de um menu para filme usando esses dois, ok?

Caso você encontre filmes para baixar nos formatos .rmvb ou .avi ou outro qualquer, você pode baixá-lo e convertê-lo depois para o formato .mpg usando um programa de conversão de formato como o Any Video Converter ou o Super C. Note que você tem liberdade de usar os programas que quiser, porém os programas sugeridos por mim eu acredito ser mais fáceis de usar.

Também porque sei que usando os softwares sugeridos o resultado sai certinho e você conseguirá futuramente ver o DVD tanto no seu computador ou em TVs. Vamos criar um menu para o filme, sendo que se tiver legenda, a legenda deve já estar embutida no filme, ou seja, está "colada" sobre as imagens do filme. Abra o programa DVDAuthorGUI e vai aparecer a seguinte tela:


Clique no ícone "add title" para inserir o filme (que deve obrigatoriamente estar em formato .mpg), veja que na figura abaixo eu circulei em vermelho para te ajudar a achar esse ícone:


O filme escolhido, ou filmes escolhidos, uma vez que você pode acrescentaro quantos filmes quiser, a única restrição é que nos discos de DVD (ou DVD-R) o tamanho fica limitado a 4,7 Gb. Eu costumo colocar um (1) filme apenas por DVD, e é isto o que vou te ensinar a fazer.

O nome do filme não deve ter acentos e sem espaços. Nomes de filme como "The Animal's" deve ser escrito "TheAnimals". Outro exemplo: o nome do filme é "A Cor Púrpura" e você vai escrever "ACorPurpura". A tela anterior vai ficar assim:


Você deve ter uma imagem no formato .bmp ou no formato .jpg com a dimensão 720 x 576 pixels no seu computador. Você pode pesquisar no link "imagens" do Google e provavelmente vai achar imagens de tudo quanto é tamanho, pode baixar e depois você dá uma arrumada. Há programas que trabalham imagens, use algum deles, como o FastStone Image Viewer. O Paint da Microsoft também é outra opção.

A imagem será a que vai aparecer quando você colocar o disco de DVD para rodar. Esta imagem, pode inclusive não ser uma figura já que você pode optar por uma imagem em uma cor. Você deve colocar na imagem o nome do filme, por exemplo, "Earthlings", ou a palavra "Iniciar o filme". Eu escolhi esta imagem que tinha no meu computador:


Clique em "MENUS" e clique na opção "Create M2v still".


Você estará agora indo para transformar a imagem no formato .jpg em outro formato (formato .png) que é reconhecível pelo aparelho de DVD. Se a sua imagem estiver no formato . bmp ou .jpg e estiver no tamanho de 720 x 576 o programa irá te enviar um aviso de tudo bem:


<
Evidente que se não estiver bem realizado este aviso não vai aparecer, por conseguinte, refaça a imagem até ela ficar "compliant", isto é, aceitável. Clique em OK e um novo aviso aparece, você deve dar um nome (procure dar um nome curto, pode ter espaços entre as palavras).


Eu vou digitar "Menu" para ser o nome da imagem. Vai aparecer um novo aviso, deixe tudo como você vê abaixo:


A imnagem salva é a que aparece logo depois que o DVD inicia. Na TV ou no computador. A largura das telas de TV normais é 4 x 3. Nas TVs de tela plana de plasma, LCD ou LED, o "aspect ratio" é de 16 x 9. É mais fácil deixar no tamanho de TV normal porque dá pra ver tranquilamente em tela de plasma/LCD/LED, só que pode aparecer aquelas tarjas pretas em cima e em baixo...

Clique em "Accept" e vai rodar um "log" do programa, que é uma lista de comandos realizando a transformação da imagem. Ao final aparece o seguinte aviso e basta clicar OK.


Se tudo estiver certo vai aparecer outra janela de "log" com as informações de conversão da imagens no formato jpg para imagem no formato m2v. Feche a janela clicando em "X":


Na tela inicial clique sobre o nome do filme, fica um fundo azul. Clique no ícone "Chapters".


Clique no botão Visual Editor.


Vai aparecer um aviso, basta clicar OK. O filme vai sendo rodado na tela principal, não se preocupe com isso. Preste atenção ao botão "5 min" na parte de baixo. Você vai escolher o tempo para cada capítulo. Eu acho que 5 min de filme é muito pouco para um capítulo, você pode mudar o tempo clicando no triângulo e mudar para 10 min. Depois de mudar o tempo, clique em GO. Clique em ACCEPT para terminar.


Recapitulando: você já criou a tela inicial e definiu que o DVD terá capítulos, cada capítulo com 10 minutos de duração. A quantidade de capítulos depende do tamanho do filme. O filme deste exemplo tem 1 hora e 27 minutos, o programa então criou automaticamente 9 capítulos:


Clique em OK. Clique no ícone MENUS e escolha a opção "add titleset menu".


Você agora vai escolher o arquivo no formato m2v que foi salvo no seu computador (no exemplo eu o chamei de Menu inicial). Clique no ícone do arquivo para marcá-lo e clique em Abrir:


A próxima janela a abrir pede que você coloque uma música de fundo, é opcional. Se você tiver uma música no formato AC3 clique sobre o ícone dela e depois clique em Abrir. Se você não quer colocar uma musiquinha pra ficar rodando enquanto o menu aparece na TV, basta clicar em Abrir. Vai aparecer a seguinte tela:


Vamos inserir uma legenda no filme, contudo no menu não haverá um botão para escolher a legenda. Isto é porque a legenda já vai estar dentro do filme e assim não é preciso escolhê-la. Suponha que você encontrou um filme em inglês (ou espanhol, etc.) na Internet e encontrou também a legenda dele em português.

Estou querendo dizer que você deve ter baixado filme e a legenda na Internet, evidentemente no caso de ser oferecido separados. Às vezes, muito comum, você encontra filmes já com a legenda embutida em português, nessa situação pule esta parte abaixo na qual estou ensinando a agregar a legenda em português ao filme com áudio em inglês (ou espanhol, etc.)

Clique no triângulo que está ao lado do ícone Extras.


Nas opções escolha "add/edit subtitles", esclarecendo que subtitles significa legenda. 


No seu computador está o arquivo da legenda, tem a extensão .srt e você deve clicar no botão "add subtitle" e dessa forma você é convidado a ir até o local no seu computador onde o arquivo da legenda está e selecioná-lo.


Clique sobre o arquivo da legenda e você ele será embutido no filme com áudio em inglês (ou em espanhol, italiano, etc.). Ao inserir o arquivo da legenda na caixa central aparece uma faixa azul.


Quem criou a legenda configurou-a ao seu gosto. Mas você pode mudar a configuração, por exemplo, mudar a "font size" para outro tamanho, basta clicar dentro da caixa e digitar o novo valor. Porém, é melhor deixar tudo como está. Clique em Accept para terminar.


Se por acaso você colocou a legenda errada, antes de clicar em "Accept" você pode desfazer a inclusão, para tanto clique sobre o nome da legenda (está em azul) e depois em "X". 


Vou continuar na próxima postagem do blog porque você e eu estamos cansados, né? Mas antes quero te dizer que se você colocar uma música de fundo junto ao Menu disponibilizado na TV, seu DVD vai ficar muito mais incrementado e profissional.

Você pode pegar uma música no formato MP3 e usar um programa de conversão de formato de áudio, como o Fan Vista Audio Converter. Com ele ou outro que faça a conversão de MP3 para AC3. Ao colocar o DVD para rodar na TV (ou no computador) será tocada automaticamente a musiquinha. Fica show!

Abraços... e não deixe de aprender mais na próxima postagem, que será a continuação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário