sábado, 6 de fevereiro de 2010

Thor - o melhor cão do mundo

Thor é o meu cachorro dálmata que está com 15 anos, 3 meses e 21 dias neste sábado. Ele está fazendo "hora-extra" como diz o dono da petshop aqui do meu bairro, significando que está em fase de sobrevida, então ele é um sortudo, não é? É um cachorro de raça mas não tem pedigree como o pai dele, o Klain, porque nasceu de um cruzamento não autorizado pela instituição que preserva a raça. Quando eu estava trabalhando em Brasília o meu cachorro Klain cruzou, sem o meu conhecimento, com uma cachorra dálmata sem pedigree e então Thor nasceu sem poder ser registrado. Se ele fosse registrado na CBC - Confederação Brasileira de Cinofilia o nome oficial dele seria Thor Klein Randall's Cybell II Chandon, contudo como ele é um dálmata não registrado é chamado apenas como Thor.


E uma coisa que Thor não gosta muito é de tomar banho! Ele não para quieto e desse jeito acaba entrando água na orelha e tenta fugir, mas depois de dar umas reviravoltas na cabeça jogando água pra tudo quanto é lado. Como seu pelo é curto a água sai espirrando! Quando quero lavar os pés dele eu falo dá o pezinho e ele deixa levantar o pé, ele sabe o que é pezinho e colabora deixando levantar o pé e jogando o peso do corpo, seus quase 40 quilos, daquele pé nos outros pés. Quando o banho termina ele sabe que chegou a hora de seu dono passar as mãos nele para tirar o excesso de água, ele adora, vai andando atrás de mim até que eu começe a passar a mão nele. Para ficar de banho tomado tem que terminar com a pomada no fiofó dele uma vez que o sabonete de cachorro costuma irritar o botão dele eu passo então uma pomada hipoglós no furufo. Tenho notado que ajuda a aliviar a irritação, descobri isso sozinho, nenhum veterinário me disse isso e mal não faz.

Quando o banho acaba é uma luta para fazer ele ficar ao sol secando, geralmente ele quer deitar e isso eu não gosto para não sujar seu pelo branco, na verdade o pelo do Thor não é branco com bolas pretas, e sim prateado. Olhando de perto a gente nota que o pelo é prateado, não é branco. Tem cachorro dálmata de bolas cor de fígado, o Thor é de bolas pretas. Quando eu receber a minha moto do consórcio eu vou pegar uma moto branca e vou mandar fazer um tuning (pintura personalizada) de pelo de dálmata, vai ser uma dalmamoto.  Ele não é o meu primeiro cachorro dálmata, há uns 25 anos que temos em casa cachorro dálmata, mas com certeza vai ser o último que temos. O pai e o filho do Thor que tivemos morreram, ele ficou, para nossa alegria. É um tipo de raça de cachorro que ama ficar perto do seu dono, do pessoal de casa. Teve uma época que eu deixava o Thor e o filho dele Lion (morreu faz um ano) dormirem na minha cama de casal, só pararam de dormir na minha cama quando eu comecei a namorar e meu namorado disse que não queria dormir numa cama que cachorro dormia. Sabe que eu fiquei na dúvida ou os cachorros ou ele?


E temos mais pets em casa, 7 gatos. São todos gatos dálmatas ha ha ha, porque são brancos com manchas pretas, não, pretas não, cinza-escuras. Parecem dálmata, não são gatos dálmatas definitivamente porque essa raça para gatos não existe, mas assemelham-se a dálmatas por serem brancos com pintas pretas. Thor adora os gatos, gosta de lamber eles e cheirar o fiofó deles. Tem ocasiões em que acho um gato dormindo encostado no Thor, ele adora. Isso me faz pensar que Thor não suporta ficar sozinho. Agora que ele está meio cego e surdo acho que se sente muito solitário, acho que a companhia dos gatos faz ele se sentir melhor. A velhice de Thor está sendo tranquila, ele tem uma saúde muito boa, mas está emagrecendo e os ossos na cabeça e nas costas estão ficando mais salientes e aparecendo mais. E tem passado mais tempo dormindo do que antes, e costuma fazer xixi e cocô enquanto dorme.


O meu companheiro me diz que tem que ter cachorro em casa e pensa em trazer outro para ir fazendo companhia ao Thor porém eu digo para não fazer isso. Thor já é idoso e não vai acostumar um cão mais novo brincalhão e inquieto amolando ele e também os gatos, aceitam e gostam do Thor, mas evitarão e até fugirão se um outro cão aparecer em casa. Eu sugeri a ele se quiser ter outro pet em casa que traga um ganso, dizem que os gansos são ótimos animais para vigiar casa, atacam e picam que é uma beleza. E são bonitos, enfeitam contudo por outro lado cagam demais, oh céus, oh vida. Certamente nenhum outro pet, mesmo um cão, teria a personalidade carismática, a generesidade, a amizade, a paciência, a capacidade de perdoar que Thor tem. Perder um animal de estimação é muito triste. A reação que tive com a morte de Lion ano passado foi a de não acreditar mais em Deus, digo, no Deus judáico-cristão. Eu até essa época sempre fazia uma oração antes de dormir, parei. Quando eu morrer não quero ver Deus, quero ver meus cachorros. Não acredito em paraiso, salvação, vida eterna, nada disso mas eu acredito no amor, por isso digo que quero ver após morrer os meus cachorros porque tenho certeza que eles me amaram. 


Fuçando umas fotos guardadas achei uma com o Lion, provavelmente ele tinha menos de 4 anos de idade. Embora ele seja 5 anos mais novo que o Thor, ele quase chegava ao comprimento e altura do pai dele. Lion tinha uma personalidade muito diferente do pai, ele era muito mais apegado e amoroso, e muito brincalhão. Era um cachorro divertido, enquanto Thor era molengão, parado. Lion morreu aos poucos, durante uns 3 meses ele foi definhando, sendo corroído por dentro pela doença. Parou de comer, de beber água, de fazer xixi e coco. Mas caminhava e me olhava com olhar triste. Foi numa época que eu estava sem dinheiro pra nada, não podia pagar veterinário para aliviar o sofrimento dele, por remédio ou pela eutanásia. Morreu sozinho no quarto, com a língua roxa esticada para fora da boca. Quando entrei no meu quarto eu o vi e pensei que ele estava só descansando. Cheguei perto dele e falei oi Lion mas ele não se moveu, estava já morto. Fiquei muito triste por ele ter ido. Seio que foi melhor para ele porque ele estava num sofrimento terrível. Neste dia eu vi que a morte acontece, não é preciso a gente ir muito longe para ver ela acontecendo.




Um comentário:

  1. que bello estas soy jose este es mi telefono 0424 4613483 estoy disponible para viajar ya, llamame

    ResponderExcluir